Certificado digital para advogados como fazer?

Se você é advogado, acabou de se formar, sabia que para atuar com o processo digital você precisará de um certificado digital?

Aliás, não é só o advogado, o certificado digital é uma ferramenta indispensável para todos do judiciário, os juízes, promotores, serventuários, todos precisam do certificado para atuar no processo digital.

E não é só na área jurídica, se você está trabalhando na área de TI de alguma empresa, ou mesmo iniciou seu negócio próprio, provavelmente deve ter ouvido falar de algum certificado digital.

Este é um novo tipo de tendência que realmente possibilita que as pessoas consigam ter sua identidade confirmada.

Sabia que atualmente é possível realizar divórcios, inventários e testamentos, através do certificado digital e-notariado, sem sair de casa, já deu para perceber que a ferramenta é muito importante não é mesmo?

Entretanto, é importante dizer que este tipo de arquivo se tornou algo bastante importante no contexto da segurança da informação.

Até porque você não vai querer ninguém utilizando o seu nome para fazer várias transações e outras coisas que podem comprometer o seu nome no mercado.

Um curso de informática é um excelente jeito de te deixar mais familiarizado com este tipo de tecnologia. Sem contar que ele irá te ajudar a ter um acesso mais tranquilo a várias ferramentas que irão ajudar o seu trabalho no dia a dia, então fica a dica.

Seja como for, hoje gostaria de te ajudar a aprender como fazer um certificado digital que seja realmente útil.

Qualquer dúvida sobre o assunto, estou à disposição para responder nos comentários, ok?

O que é um certificado digital?

Se você ainda está um pouco confuso em relação a esta tecnologia é extremamente importante aprender sobre o que ela é em si. Assim você não corre o risco de acabar fazendo a contratação do serviço errado e pagar por algo que não serve.

Um certificado digital é uma espécie de arquivo, que é instalado em um computador para certificar de que quem está o utilizando é a pessoa em questão. Pense em como se ele fosse uma carteira de identidade, só que não possui uma versão física.

Este certificado pode ser instalado em mais de um computador, ou mesmo pode vir em uma forma de cartão, token e outros que falaremos mais a frente. Então é muito importante ter certeza de que você está colocando ele em computadores que só você utiliza, ou que tenha um acesso restrito a pessoas de confiança.

Imagine o seguinte, você não vai querer alguém andando por aí com um documento que comprova ser você, mas ao mesmo tempo que não possui nenhuma foto que possa provar o contrário.

A pessoa pode cometer inúmeros crimes e você levará a culpa.

Entretanto, se utilizado da maneira correta, vários hackers acabarão impedidos de fazer a mesma coisa em vários sites. Por isso, esta é a melhor ferramenta de autenticação que você pode ter hoje em dia.

Como fazer um certificado digital?

Primeiramente é importante dizer que este tipo de arquivo não é emitido por qualquer pessoa e em qualquer lugar. Para que ele seja verdadeiramente válido e aceitável, é importante que ele seja emitido por uma agência autenticadora.

Este tipo de empresa serve praticamente como se fosse um cartório online. Então é importante dizer que procurar uma empresa válida seria o seu primeiro passo.

Lembrando que é necessário, na maioria das vezes, que a pessoa compareça até o local com os documentos requisitados para fazer seu certificado. Alguns locais permitem a reunião através de programas com chat de vídeo conferência.

Mas é importante dizer que esta é uma exceção à regra, principalmente por conta da pandemia. E provavelmente pode variar bastante de empresa para empresa.

Bom, antes de começar a tirar o certificado é importante saber qual o objetivo dele. Você pode, por exemplo, querer criar um certificado digital para o seu CPF, permitindo que você emita notas fiscais.

Enquanto outras pessoas irão utilizar o certificado normalmente para seu cadastro de pessoa jurídica, principalmente no caso do MEI.

Existem também certificados para quem tem algum tipo de convênio com a OAB, e alguns cargos de instrutores.

O seu objetivo afeta diretamente os documentos necessários para apresentação, assim como o seu tipo de certificado.

Tipos de certificados digitais

A principal opção que encontramos hoje em dia é a do certificado do tipo A1. Este é o modelo mais simples, onde um arquivo é instalado dentro do seu computador.

Sua principal vantagem é ser mais barato, contando com uma validade que pode ir de 1 a 5 anos. Mas também é possível notar que existe o problema de que a pessoa que tiver acesso ao seu computador pode facilmente se passar por você.

O segundo modelo que vem em seguida é o A3, que carrega os dados da assinatura digital de maneira criptografada e em algum outro dispositivo.

Por exemplo, você pode utilizar um cartão especial, que é emitido pela empresa e tem uma aparência semelhante a um cartão de crédito. Ele é lido através de um outro dispositivo conectado ao computador em questão.

Neste modelo temos a grande vantagem de você não ter riscos de alguém utilizar o seu computador e comprovar que foi você. Assim como um computador pode ser utilizado por mais de uma pessoa sem nenhum problema de segurança.

Mas é importante lembrar que ele é ligeiramente mais caro, e caso você o perca, poderá ter problemas preocupantes.

Normalmente, para quem está só querendo emitir notas fiscais em uma empresa pequena, o certificado A1 é a melhor opção. Mas empresas maiores podem exigir etapas adicionais de segurança, onde você terá outros modelos, como por exemplo os do tipo S, T e A CF-e-SAT.

Conclusão

Ter um certificado digital instalado no local certo e sendo operado da maneira correta é uma das melhores maneiras de agilizar vários processos sem abrir mão da segurança. Hoje é possível encontrar até algumas tecnologias semelhantes que possuem aplicação para a área de TI sem necessariamente exigir a mesma burocracia.

Entretanto é justo dizer que este é um sistema que pode sim, trazer muita dor de cabeça para várias pessoas que não conseguem se adequar a um padrão. Então, a melhor maneira de realmente entender como operar um computador da maneira correta é através de um bom curso de informática.

Este tipo de material irá te preparar para ocasiões diversas, sem contar na possibilidade de se trabalhar com um número incrível de vagas no mercado.

No mais é isso, qualquer outra dúvida sobre o assunto estou à disposição para te ajudar, ok?

Basta ir até os comentários e deixar sua pergunta.

Até a próxima dica!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.