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10 ferramentas para quem deseja abrir um escritório de advocacia

Está pensando em abrir um escritório de advocacia? Se a resposta para essa pergunta for “sim”, saiba que você precisará de ferramentas para tirar esse sonho do papel. Ferramentas são de suma importância para gerir qualquer negócio, elas te ajudarão a gerir de maneira eficiente facilitando sua vida com a maior parte do “trabalho pesado”.

Pensamos em criar essa lista com o intuito de te ajudar na hora de decidir quais ferramentas contratar e qual é a funcionalidade de cada uma delas. Sem mais delongas, confira quais são as 10 melhores ferramentas para quem deseja abrir um escritório de advocacia!

Workspace para escritório de advocacia

Para iniciar, você precisará de um espaço de trabalho para manter os seus documentos e processos organizados e se comunicar com o seu time. Para suprir essa necessidade, separamos duas ferramentas que facilitarão o seu dia a dia no escritório, você pode avaliar qual se encaixa melhor no seu processo.

1- Notion

O Notion é uma plataforma robusta que possibilita várias maneiras de customização do workspace de acordo com as suas necessidades e preferências. Nela você consegue organizar cada etapa do seu processo interno, integrando o seu time de acordo com a sua delegação de tarefas para cada um. 

2- Google Workspace

Google Workspace

Essa ferramenta disponibilizada pelo Google é bem interessante quando pensamos em integração do time. Ele permite que você integre sua equipe através de chats e grupos que você mesmo pode criar e personalizar, além disso, você também tem acesso ao Google Documentos que é perfeito para criar e editar suas petições e demais documentos jurídicos. 

Controle de agendamentos 

Para qualquer escritório de advocacia, ter um bom controle dos agendamentos de reuniões e compromissos é primordial para o sucesso do negócio, o que pode ficar cada vez mais difícil de controlar manualmente à medida que o escritório for aumentando a sua gama de clientes. Contar com uma ferramenta para fazer essa gestão por você vai facilitar e muito o seu dia a dia. Confira duas ferramentas para te auxiliar com a agenda.

3- Google Agenda

Ferramentas do Google irão aparecer mais algumas vezes aqui nesta lista, pois elas além de ter ótimas funcionalidades, em sua grande maioria são gratuitas, o que já é uma vantagem e tanto não é mesmo? Esse é o caso do Google Agenda, além de ser gratuito ele vai te permitir marcar reuniões e lembretes com muito mais facilidade.

Você consegue compartilhar sua agenda com outras pessoas, consegue mensurar o tempo investido para cada compromisso lá listado, consegue adicionar lembretes e o melhor, gerir tudo isso de forma intuitiva e prática.

4- Agenda MaisJurídico

Essa Ferramenta é específica para advogados e vai te proporcionar muito mais praticidade e agilidade ao organizar os seus compromissos. Dentre as suas funcionalidades podemos destacar: Alerta de prazos via e-mail; distribuir tarefas para os integrantes da sua equipe; gerar estatísticas dos seus agendamentos.

Marketing para escritório de advocacia

Investir em marketing garante mais visibilidade para o seu escritório e, consequentemente, mais clientes na sua carteira. Ou seja, essa é uma das áreas mais importantes do seu negócio. Para ajudar com a sua campanha de marketing selecionamos 3 ferramentas, são elas:

5- Google Meu Negócio

Ao criar uma conta no Google Meu Negócio você consegue divulgar no buscador informações de contato e a localidade do seu escritório, por lá fica mais fácil te encontrarem na internet e entrarem em contato com você. Ele também permite que os clientes façam avaliações e deixem comentários a respeito dos seus serviços.

6- Meta Business Suite

Essa ferramenta permite a integração do Facebook e Instagram, assim você pode agendar postagens nas duas redes e monitorar as métricas geradas através delas, monitorar interações do seu público, vincular anúncios personalizados e outras funções que contribuirão para o sucesso da sua campanha de marketing. Assim fica muito mais fácil fazer o gerenciamento das redes sociais, não é mesmo?

7- SEMrush

O SEMrush é uma ferramenta de marketing digital que visa monitorar o desempenho do seu site nos buscadores da internet. Essa ferramenta te auxiliará principalmente nos cuidados de SEO do site. Por meio de relatórios elaborados, a ferramenta possibilita uma tomada de decisão muito mais assertiva baseada nos dados gerados.

Gerenciamento financeiro para escritório de advocacia

Como você já deve imaginar, cuidar da parte financeira do negócio tem impacto direto na saúde e funcionamento do seu escritório, sendo assim não poderíamos deixar de fora desta lista ferramentas para te dar suporte na área financeira. Confira as 3 melhores opções para um escritório de advocacia.

8- Computar

É uma plataforma criada para dar suporte na gestão das finanças do seu negócio, por ela você consegue metrificar gastos e investimentos que estão sendo computados pela ferramenta, adicionar todos os seus custos e contratos de maneira organizada, colocar o seu faturamento e até mesmo seus honorários. A ferramenta vai se encarregar de mensurar todos esses dados para gerar relatórios completos para você.

9- Balanço Patrimonial

Essa ferramenta é uma das mais utilizadas em todos os modelos de negócios, no que desrespeito às suas funções, ela se encarrega de mostrar para o gestor todo o panorama contábil da empresa. Assim você consegue acompanhar de pertinho a saúde financeira do escritório como um todo e entender se está obtendo lucro sobre os seus investimentos.

10- Conciliação Bancária

Com a finalidade de gerir os processos bancários do seu negócio, essa ferramenta tem como principal função monitorar as suas transações com o foco em controle de entradas e saídas para que não haja nenhuma divergência entre seu controle interno e o que está sendo registrado no banco.

Conclusão

Graças a evolução da tecnologia hoje podemos contar com um imenso leque de opções quando o assunto é ferramentas para auxiliar o negócio. É muito importante avaliar todas elas e ver quais se encaixam mais no seu modelo de atuação. Esperamos que essa lista tenha sido útil para te auxiliar nessa tomada de decisão.