As compras online já fazem parte da nossa rotina, mas ainda encontramos vários problemas com algumas lojas e um deles é a demora na entrega dos produtos.
Por sorte, nosso país possui o Código de Defesa do Consumidor (CDC) que nos dá uma série de respaldo jurídico diante de problemas com as empresas que não cumprem com os prazos de entrega.
Se você fez uma compra e não recebeu e quer saber como proceder, confira a seguir o que vamos te ensinar e saiba como correr atrás dos seus direitos.
O que fazer se eu não receber a encomenda?
Se você fez uma compra e não recebeu, a primeira coisa que deve fazer é procurar o vendedor e assim tentar entender o que aconteceu.
Imprevistos podem surgir e muitas coisas podem contribuir com o atraso da entrega. De problemas com os fornecedores, até greve dos Correios, por exemplo.
Por isso, quem tem que te dizer o que aconteceu e apresentar uma nova data de entrega prevista é o lojista.
Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a loja ainda tem obrigação de registrar por escrito para comprovar que a entrega será feita e fixar uma data.
Caso a loja não responda, o comprador tem o direito de procurar outras formas de resolver o problema.
Uma delas é entrar na Justiça e solicitar o “cumprimento forçado da obrigação”. A segunda forma é “aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente”, caso o problema seja a falta do produto comprado.
A outra forma é entrar com o pedido de restituição do valor pago acrescido de eventuais valores relacionados a perdas e danos e de correção monetária.
Lojas seguras para fazer compras online
O número de lojas virtuais não para de crescer no Brasil, são milhares de empreendedores vendendo os mais diferentes tipos de artigos.
Mas em meio aos bons profissionais – que são a maioria, também temos lojas ruins que atrasam as entregas e não possuem comprometimento com os seus clientes.
É nessas horas que as grandes marcas acabam conquistando o espaço dos pequenos, pois possuem estruturas gigantescas e uma equipe com centenas ou até milhares de funcionários que dão conta de garantir a entrega no tempo determinado.
Por isso, na hora de escolher uma loja é muito importante que você pesquise sobre ela, olhe se tem reclamações no Reclame Aqui e busque referências com os seus conhecidos.
Se for comprar em sites como AliExpress e Mercado Livre, é importante ler os comentários deixados pelos consumidores para saber se a empresa realmente cumpre o que promete.
Já em marcas como a Amazon e Shopee, que hoje são plataformas para que qualquer empresa consiga vender através de seus sites, a entrega fica mais garantida pois o lojista só receberá o dinheiro depois que o consumidor receber a entrega.
É importante saber disso porque você tem a garantia da loja de ter seu dinheiro devolvido caso a mercadoria não chegue na sua casa.
Avalie essas questões e passe a ter compras mais seguras. Agora, se porventura tiver algum problema, procure o Procon da sua cidade e corra atrás dos seus direitos como consumidor.