Análise de crédito 6 dicas essenciais

Análise de crédito: 6 dicas essenciais para ser aprovado

Análise de crédito: 6 dicas essenciais para ser aprovado. Ao solicitar uma linha de crédito no mercado, é comum criarmos uma expectativa sobre a decisão do credor em aprová-la ou rejeitá-la. Afinal, pode ser algo decisivo para prosseguir com nossos planos que necessitam desses recursos.

Entretanto, é comum não compreender o que há por trás dessa decisão. Para o credor avaliar se concede o crédito ou não, é realizada uma análise de crédito. É analisado diversos pontos importantes sobre o indivíduo, como histórico financeiro, situação cadastral dos seus documentos, renda mensal, entre outros. A partir desses dados é avaliado o pedido e então decide-se sobre disponibilizar a quantia.

É frustrante ter a solicitação negada, e por isso vamos te ajudar a entender mais sobre o assunto e dar dicas sobre o que fazer para ser aprovado. Veja!

Principais pontos sobre a análise de crédito

O objetivo dessa análise é realmente verificar se o consumidor é um bom pagador, a fim de analisar se possui condições de cumprir com o acordo de pagar de volta o recurso disponibilizado. Esse processo é bem tradicional entre as instituições financeiras, pois através dele se consegue ter mais segurança para dispor os serviços.

O processo pode avaliar diferentes aspectos relacionados ao indivíduo, que podem variar de uma instituição para outra. Os dados mais comuns de serem analisados são:

  • Dados pessoais do consumidor: é conferido os principais documentos, como o CPF (Cadastro de Pessoa Física), comprovantes de residência e de renda, número para contato, entre outros.
  • Restrições ou irregularidades no nome: é verificado se há pendências no seu nome, como de contas ou documentos irregulares.
  • Cadastro Positivo: é um banco de dados vinculado aos bureaus de crédito, que disponibiliza dados sobre a vida financeira do consumidor, a fim de verificar se ele cumpre com todos os seus compromissos crediários.
  • Renda mensal: aqui é verificado se realmente há uma renda compatível com a proposta, visando conferir se há condições de cumprir com o acordo.

Outros dados podem ser avaliados, como o score de crédito, a finalidade do crédito, as garantias, entre outros. O score de crédito avalia o seu histórico financeiro e o seu relacionamento com o mercado. Pode variar de 0 a 100, quanto maior, maiores são as chances de conseguir uma concessão de crédito.

Ou seja, demonstra que você é comprometido com os seus acordos de crédito e cumpre tudo dentro do prazo. Pode sofrer variações conforme a evolução do comportamento financeiro. Por exemplo, se ficar inadimplente com uma conta e negativar o seu nome, isso pode afetar a sua pontuação. Se você perceber isso, confira esse conteúdo e entenda os motivos do seu score baixar do nada!

A partir dessa análise, o credor consegue avaliar se concede ou não o crédito. Caso opte pela aprovação, o credor irá definir as condições do contrato, como o valor, os prazos para pagamentos, as taxas, etc.

Também pode verificar outro produto financeiro que seja mais adequado às suas necessidades para efetivar um bom acordo para ambas as partes.

Lembrando que cada instituição financeira possui a sua própria política interna, podendo acrescentar outras avaliações ou diminuir os requisitos para a análise.

Como aumentar as chances de concessão em uma análise de crédito?

Não existe uma fórmula mágica, mas sim um conjunto de ações que podem beneficiá-lo neste processo. A seguir, apresentamos as dicas fundamentais para ajudá-lo a obter sucesso na próxima solicitação de crédito:

1. Monitore seu score de crédito

Busque sempre acompanhar sua pontuação de crédito para verificar se suas ações estão surtindo efeito, além de poder verificar o melhor momento para solicitar um crédito, conferindo se o score está em uma pontuação considerada boa.

2. Mantenha um bom histórico de crédito

Um histórico de crédito sólido e positivo é fundamental para obter a aprovação da análise de crédito. Certifique-se de pagar suas dívidas em dia e evitar atrasos ou pagamentos insuficientes. Além disso, mantenha seu nome sem restrições.

Isso mostrará aos credores que você é um tomador de crédito confiável e responsável, o que ajudará muito nas análises de créditos futuras.

3. Reduza suas dívidas existentes

Já possui dívidas existentes? Então tente reduzi-las o máximo possível antes de solicitar um novo crédito. Busque renegociar suas dívidas de acordo com o que você pode arcar, sem comprometer seu orçamento. Se necessário, evite gastos desnecessários ou encontre uma renda extra para contribuir com seu orçamento.

Isso ajudará a melhorar sua relação dívida e renda, além de aumentar suas chances de ser aprovado na análise de crédito.

4. Evite solicitações excessivas de crédito

Você sabia que fazer várias solicitações de crédito em um curto prazo pode prejudicar seu histórico de crédito e diminuir suas chances de ser aprovado? Isso mesmo! Afinal, isso pode demonstrar instabilidade financeira.

Portanto, tente limitar suas solicitações de crédito e evite solicitar mais crédito do que realmente precisa

5. Esteja preparado para comprovar sua renda

Não informe aquilo que não seja verdadeiro, principalmente ao solicitar um crédito. Isso porque os credores geralmente exigem que você comprove sua renda durante a análise de crédito. Então, organize seus documentos financeiros, como declarações de renda e contracheques, para fornecer à instituição financeira.

6. Realize um controle financeiro eficiente

Isso vai te ajudar a controlar suas finanças e manter tudo em dia, contribuindo para o seu histórico. Trace objetivos e metas para o seu orçamento, planeje tudo e busque alternativas tecnológicas para ajudar nesse monitoramento.

Entendeu como funciona a análise de crédito e como você pode se preparar para conseguir a concessão de crédito? Então, aproveite para colocar todas essas dicas em prática e compartilhe esse artigo com seus amigo