A permissão de residência indefinida, às vezes conhecida como ILR, é um status altamente valorizado dentro do sistema de imigração do Reino Unido. Ela permite que uma pessoa que nasceu no exterior e vive no Reino Unido permaneça no país por um período indeterminado de tempo e é um passo importante para obter a cidadania britânica para aqueles que desejam permanecer permanentemente.
Embora a ILR não tenha um prazo específico associado a ela, ao contrário da maioria dos outros status de visto do Reino Unido, ela não é um status permanente e pode ser revogada pelo Escritório de Imigração em certas circunstâncias.
Se você obteve a permissão de residência indefinida no Reino Unido como refugiado e as circunstâncias que o fizeram fugir de seu país de origem foram resolvidas, o Escritório de Imigração pode então remover o seu status e enviá-lo de volta ao seu país de origem. Além disso, o status pode ser revogado se você deixar o Reino Unido por um período de 2 anos ou mais. Se isso acontecer, você precisará reaplicar para um novo visto, efetivamente reiniciando o período de tempo que você foi residente no Reino Unido.
Embora haja diferenças entre a permissão de residência indefinida e a cidadania plena, com a ILR, você tem acesso ao sistema de benefícios do Reino Unido. Isso significa que você poderá solicitar benefícios para ajudá-lo, caso não consiga trabalhar devido a uma lesão ou doença, ou se encontrar desempregado por um período de tempo. Além disso, devido à natureza “indefinida” da ILR, você não precisará renovar o status periodicamente como faria com outro visto e não será obrigado a pagar a taxa de saúde de imigração também.
Então, como alguém obtém o status de ILR?
A elegibilidade para a permissão de residência indefinida depende de uma variedade de fatores, o primeiro dos quais é o visto que você possui atualmente para permanecer no Reino Unido. Nem todos os vistos do Reino Unido podem levar à ILR, então o primeiro passo é verificar se o seu visto atual permite que você aplique para a permissão de residência indefinida quando ele expirar, ou se você precisará mudar para um visto que permita. Se o seu visto permitir que você aplique para a ILR, você precisará calcular há quanto tempo você tem sido residente no país.
Dependendo do tipo de visto que você possui atualmente, o período de elegibilidade pode variar entre 2 e 5 anos. Durante esse período, você precisará demonstrar que não passou mais de 180 dias no total fora do Reino Unido em qualquer período de 12 meses. Se você atender aos requisitos de tempo de residência necessários e não tiver ficado fora do Reino Unido por mais tempo que isso, você deverá poder se candidatar para a ILR.
Os critérios iniciais baseados no tempo são apenas uma pequena parte do processo de inscrição, no entanto, e há várias outras etapas e evidências que o Escritório de Imigração exigirá para processar sua inscrição.
Você precisará comprovar ao Escritório de Imigração que o seu tempo no Reino Unido foi vivido de forma “legal”. Todos os vistos têm requisitos específicos que fazem parte dos termos pelos quais você vive no Reino Unido. Cumprir esses termos e as leis do país em que você vive significa que você viveu de forma “legal” e qualquer violação dessas leis afetará sua inscrição negativamente.
Além disso, você precisará fazer duas provas e fornecer certificados ao Escritório de Imigração quando eles forem concluídos. A primeira delas é o teste “Life In The U.K.”. Este teste foi projetado para mostrar o seu conhecimento sobre a história, geografia e cultura do Reino Unido. Para fazer isso, o candidato deve responder corretamente a 75% das 24 perguntas de múltipla escolha. As perguntas abordarão o conteúdo de um manual que deve ser fornecido aos candidatos para estudo. O conteúdo abordado será randomizado, então você precisará garantir que o aprenda completamente para passar. Em geral, o teste deve levar cerca de 45 minutos para ser concluído.
O segundo teste é um teste de fala e audição projetado para mostrar o seu nível de habilidade em inglês, galês ou gaélico escocês. A escolha do idioma pode depender da nação do Reino Unido onde você deseja residir a longo prazo e, embora você possa agendar o teste através de provedores como Trinity College London ou IELTS, há algumas circunstâncias pelas quais você pode estar isento.
Se o inglês for o idioma falado pela maioria dos cidadãos em seu país de origem, ou se você tiver uma qualificação de ensino superior que foi ministrada em inglês, talvez você não precise fazer o exame. Além disso, se você tiver menos de 18 anos, mais de 65 anos ou tiver uma deficiência mental ou física que o impeça de fazer o exame, você também pode estar isento.
Para avançar com a sua inscrição, você precisará enviar os certificados de ambos os exames (ou evidências da sua isenção), bem como informações financeiras, seu histórico de imigração, uma certidão de nascimento ou adoção, 2 fotos tamanho passaporte e todos os passaportes válidos que você possui atualmente para o Escritório de Imigração.
As taxas associadas à inscrição para a ILR dependerão de quantas pessoas estão incluídas na inscrição e de quão rapidamente você deseja que ela seja processada. A taxa de inscrição padrão é atualmente de £ 2389 e se você estiver se inscrevendo sem dependentes, esta é a taxa que você pagará. Você precisará duplicar a taxa para qualquer dependente incluído na inscrição, portanto, certifique-se de ter fundos adicionais disponíveis, se for o caso.
O prazo normal para processar uma inscrição para a ILR pode ser de até 6 meses atualmente. Se você precisar que a inscrição seja processada mais rapidamente, existem serviços que permitem fazer isso. Uma taxa adicional de £ 500 permitirá que o Escritório de Imigração processe sua inscrição em 5 dias úteis, enquanto £ 800 adicionais permitirão que eles processem a inscrição em 1 dia útil.
Se sua inscrição for aprovada, seu status de imigração agora mostrará que você tem permissão de residência indefinida no Reino Unido, e você poderá adquirir um cartão de residência biométrico que permitirá que você comprove esse status quando necessário. Se você mantiver esse status por mais 12 meses, então você deverá se tornar elegível para solicitar a cidadania britânica completa. Embora isso signifique passar por outro processo de inscrição e pagar outra taxa apenas 12 meses após completar este processo, isso significa que você pode sair do sistema de imigração completamente e desfrutar de todos os benefícios que a cidadania oferece.