Cuidados jurídicos ao comprar um automóvel

Cuidados jurídicos ao comprar um automóvel

É bastante comum que algumas  pessoas troquem de carro diretamente nas lojas concessionárias. 

Então, o proprietário faz a entrega do seu carro atual como uma forma de pagamento e em seguida sai da loja com um veículo bem mais novo. 

No entanto, é possível considerar que as concessionárias geralmente avaliam o carro antigo por uma quantia bem menor que de costume. 

Portanto, outra alternativa seria fazer negócio diretamente no particular. 

Além de exigir o contrato de compra e venda de veículo, é preciso ter cuidados extras para evitar dificuldades. 

Vamos explicar cada  processo de compra e venda de automóveis de forma segura. 

Por fim, o cliente não mais surpreenderá na hora de efetuar a transferência do veículo.

Quais são os cuidados antes de analisar uma compra?

Na situação de quem é  comprador, é muito importante fazer a análise das condições dos veículos. Assim, tal análise deve ser feita de maneira detalhada, antes de confirmar a sua transação. 

Ademais, é importante verificar se tem boa pintura, ou se os para-choques e o teto também estão simétricos. Uma outra dica é bater com o dedo na lataria também. 

Assim torna-se conclusivo quando se percebe um barulho diferente. Portanto pode-se  considerar como uma recomposição após colisões. 

Também é bom checar sobre a autenticidade dos documentos que apresentarem. eles precisam ter alto-relevo em seus contornos e serem elegíveis. Também, é necessário comparar  o número do chassi que está no documento junto dos vidros e da placa. Por fim, a pessoa deve conferir também no site oficial do Detran se há  pendências que não foram pagas.

Em quais pontos a legislação consumerista é aplicável?

Para quase tudo nessa vida, existe alguma lei aplicada. 

Portanto, se você for consumidor e tiver dúvidas sobre seus direitos, aqui nós te explicamos quando e onde aplicar-se. 

Portanto, o Código de Defesa do Consumidor dá o direito a uma coleção de princípios e regras para aplicar nos relacionamentos de consumo. 

É ela quem ajuda o consumidor a sanar com alguns problemas impostos pelo fornecedor ou fornecedor. 

Dessa forma, o Código de Defesa do Consumidor só pode utilizar-se na segurança daquelas compras realizadas em lojas específicas, bem como revendedoras e concessionárias de automóveis .

O que fazer se o automóvel apresentar defeitos depois da compra?

A primeira diferença entre efetuar a compra  com uma loja e um particular que quer vender seu automóvel seminovo está no que diz respeito à sua segurança  do veículo, caso ele mostre algum vício.  

Entretanto, existe uma lei para sanar essa problemática. Portanto, de acordo com o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor, a pessoa que compra possui um prazo de até no máximo 90 dias para reclamar. 

Assim, essa reclamação pode ser feita de qualquer defeito que seja aparente ou de simples constatação na compra de produtos duráveis, como é o caso do veículo.

De quem é a responsabilidade?

Muitas pessoas se perguntam de quem é a responsabilidade caso essa situação venha a acontecer. 

Podemos dizer então, que se torna de total responsabilidade do fornecedor, conseguir sanar o vício do produto contratado. Isso quer dizer que, a concessionária ou revendedora do carro, tem o dever de resolver o problema em um prazo de 30 dias. 

Assim, este prazo se estabelece da compra até contar da reclamação do cliente. Por fim, se essa questão não for solucionada a um término do prazo estabelecido, o consumidor tem o direito de exigir suas alternativas.

Quais recursos o consumidor pode exigir no caso de não cumprimento da lei pelo fornecedor?

É um direito do consumidor exigir alternativas para poder sanar seu caso. 

Portanto, o cliente que apresentar dificuldades com seu produto depois da compra, possui duas alternativas. A primeira é de que o veículo  possa ser trocado por outro do mesmo padrão. A outra opção é de que a compra seja cancelada, e que depois  aconteça a devolução de maneira integral do dinheiro com correção monetária. 

Entretanto ainda existe outra terceira escolha que o cliente pode fazer que é  o abatimento proporcional do preço.

É possível desistir da compra? Em quanto tempo?

Será que é possível desistir da compra que foi feita? Quais são os meus direitos?Há outra questão de muita importância a ser discutida. 

Muitas pessoas se perguntam se caso o consumidor não fique satisfeito com o automóvel adquirido pode cancelar a compra. 

Ademais, outra situação é  relatar que sua renda não é  suficiente para acompanhar as quantias gastas das parcelas para quitar o carro. Dessa forma, segundo o que indica o Código do Consumidor, será viável o cancelamento da sua compra, acreditando  que o contrato de financiamento tenha-se assinado fora da empresa (agência bancária).

O que é mais viável para o consumidor?

A princípio, se você considera-se um consumidor, é necessário saber de alguns possíveis caminhos a seguir. Portanto, nesse último tópico te mostraremos o que fazer antes de realizar a sua compra. Dessa forma, podemos dizer que para a pessoa consumidora, se torna bem mais seguro fazer suas compras de veículo usado na própria loja. 

Pois, somente assim O Código de Defesa do Consumidor vem na sua defesa. Ademais, uma questão importante, é que antes de fazer a transação, se torna bom fazer a consulta no Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Procon. 

Somente dessa maneira você pode encontrar  reclamações passadas  em nome da loja, bem como qual é o comportamento da empresa na situação desses casos.  Portanto, se tiver muitas reclamações que não  foram  solucionadas, recomenda-se buscar outra loja.