A resposta à pergunta “O que é coworking” depende muito da pessoa a quem você está se dirigindo. O conceito inclui muitas coisas e tem um significado diferente para pessoas diferentes, além disso, cada espaço de trabalho compartilhado é único.
A maioria dos advogados brasileiros não começam com um caixa suficiente para montar um escritório de advocacia, por isso, um coworking pode ser a solução para esses advogados.
Mas alguns advogados sequer sabe o que é um coworking, não conhece as vantagens que esse tipo de empreendimento pode entregar para um advogado iniciante.
Pensando nisso, postamos este texto, nele o advogado poderá saber um pouco mais sobre o que é um escritório de coworking.
- Quem introduziu o termo
- O que é Coworking
- Quem são residentes de coworking
- Tipos de escritórios de coworking
- Experiência do Membro em um Escritório de coworking
- Os 5 principais benefícios dos escritórios de coworking
- Empresas famosas que começaram em escritórios de coworking
- Preços para serviços de escritório de coworking
- O que é um endereço fiscal?
Neste artigo, vamos tentar descobrir o que faz com que a tendência de coworking cresça a cada dia no meio jurídico, que tipos de escritórios de coworking existem, quais são as previsões para o futuro dos negócios de espaços compartilhados e muito mais.
Você provavelmente aprenderá alguns fatos novos que poderá usar para impressionar seus colegas, amigos e clientes.
Quem introduziu o termo?
A primeira menção da palavra “coworking” como um espaço de escritório compartilhado remonta a 2005, quando Brad Neuberg, um sonhador e empreendedor destemido, lançou o primeiro escritório de coworking em San Francisco.
O local dentro do Spiral Muse, um espaço coletivo feminista no distrito Mission de San Francisco era chamado de “San Francisco Coworking Space” e estava aberto apenas às segundas e terças-feiras.
O ambiente de trabalho não atraiu visitantes durante o primeiro mês porque o termo “escritório de coworking” era completamente novo para as pessoas. Eles simplesmente não sabiam o que era.
Hoje o coworking se transformou em um fenômeno global com uma taxa de crescimento anual de 21,3% . De acordo com o Statista, existem atualmente cerca de 18.700 escritórios de coworking ao redor do globo.
O número está crescendo diariamente e deve chegar a quase 26.000 até 2025. Existem atualmente 3,1 milhões de colegas de trabalho no mundo e o número está previsto para quase dobrar até 2022, conforme relatado pelo GCUC.
Coworking ou Co-working – o que é certo?
Você certamente notou que coworking às vezes é soletrado como co-working , o que é um tanto confuso, especialmente se você for novo no setor.
As raízes de tal grafia dupla vão para o livro de estilo da Associated Press, que é um recurso de referência popular para muitos escritores e editores em todo o mundo.
Até recentemente, escrevia coworking com um hífen, mas em maio de 2018 o AP Stylebook mudou o co-working para coworking, descartando oficialmente o hífen.
Atualmente, ao adicionar o hífen ao termo, você altera seu significado. Isso se transforma em “ co-working ”, o que significa trabalhar no mesmo espaço de escritório compartilhado com outros funcionários da mesma empresa. A diferença é bastante distinta.
O que é Coworking
O que vem à sua mente quando você pensa em coworking? Claro, coworking significa compartilhar infraestrutura e custos, mas também significa pertencer a uma comunidade, criatividade, diversão, flexibilidade, acessibilidade e sustentabilidade.
Coworking é definitivamente uma nova maneira de fazer o trabalho e compartilhar. Ecossistemas de coworking são criados como ambientes produtivos e colaborativos.
Esses ambientes são habitados por empreendedores dinâmicos e trabalhadores remotos, que aproveitam a ausência de restrições e limitações corporativas e associações flexíveis que atendem às suas necessidades comerciais e pessoais.
Aqui está como diferentes pessoas e organizações definem coworking:
“Coworking é um arranjo em que vários trabalhadores de diferentes empresas compartilham um espaço de escritório, permitindo economia de custos e comodidade através do uso de infraestrutura comum, como equipamentos, utilidades e serviços de recepcionista e custódia e, em alguns casos, serviços de bebidas e aceitação de encomendas . “
~ Wikipedia
“Quando alguém diz que está” trabalhando em parceria “, basicamente quer dizer que está trabalhando em um prédio onde vários inquilinos (como empreendedores, start-ups ou organizações sem fins lucrativos) alugam espaço de trabalho (como mesas ou escritórios) e têm o uso de instalações.”
~ Glossário de escritório de coworking e cartões
“Outro grande motivo para usar um escritório de coworking é simplesmente para a vibe na sala. É como trabalhar em casa ou ir a uma academia. Você sempre se esforçará mais na academia por causa das outras pessoas ao seu redor. ”
~ Alison Robins , OfficeVibe
“O Coworking oferece mais liberdade, independência, possibilidades de autorrealização e, em geral, mais liberdade de escolha do que outras formas de trabalho.”
~ Carsten Foertsch , Deskmag
“Do ponto de vista do fluxo de caixa, um escritório virtual é ideal para empreendedores que buscam um espaço de trabalho profissional sem os altos custos iniciais e o compromisso de longo prazo.”
~ Susan Ward , The Balance Small Business