4 dicas para você estudar para concursos de auditor fiscal estadual

Carreira na auditoria fiscal oferece estabilidade e boa remuneração em todos os estados do país.

Responsável por analisar aspectos administrativos e fiscais do setor público, o auditor fiscal está presente na gestão de todos os estados do país. É papel do profissional, por exemplo, inspecionar pagamentos de impostos e finanças, além de reconhecer irregularidades e fraudes.

Muitos brasileiros veem na carreira, além do desafio de garantir a credibilidade de uma instituição, a possibilidade de ter estabilidade profissional e de receber salários altos na função.

A carreira como auditor fiscal estadual exige a aprovação no certame do estado onde o processo seletivo foi organizado. Isso significa que para trabalhar como auditor fiscal no Espírito Santo, por exemplo, o caminho é receber a aprovação no concurso Sefaz ES.

Embora o certame seja concorrido, exigindo estudo direcionado e disciplina, é possível alcançar a aprovação por meio de boas práticas para estudantes de processos seletivos públicos. Confira, abaixo, quatro recomendações para estudar para as provas de auditor fiscal estadual.

Estude o edital

Principal sugestão para estudantes de concurso público de qualquer área, a leitura atenta do edital é imprescindível para um estudo certeiro. No documento constam todas as informações a respeito do processo seletivo, como os pré-requisitos para a convocação, a data de realização das provas e o local onde serão aplicados os exames.

Por isso, o primeiro passo para estudar para os certames de auditor fiscal é analisar atentamente o edital, sobretudo a data das provas — que indicará o tempo disponível para estudo — e os assuntos cobrados nos exames, que ajudarão a direcionar os seus estudos.

Organize um cronograma de estudos

Tendo em mente o tempo de estudo disponível e todos os conteúdos que devem ser aprendidos até o momento da prova, o próximo passo é organizar um cronograma de estudos.

Esse planejamento deve detalhar todos os assuntos que serão estudados, dividindo entre períodos do dia, semanas e meses até o dia do concurso. Busque intercalar conteúdos diferentes para equilibrar os estudos, por exemplo: estudar Teoria Geral da Constituição pela manhã e praticar exercícios de Raciocínio Lógico pela tarde.

Nele também devem constar os períodos de descanso, lazer e outras necessidades, como alimentação e sono. Com organização, as chances de esquecer algum conteúdo importante para a prova diminuem, o que ajuda a reduzir a ansiedade do estudante. Ainda, ao incluir os períodos de descanso e lazer, o cronograma ajuda a evitar a sobrecarga por estudo.

Experimente diferentes técnicas de estudos

Há quem prefira ler e revisar os conteúdos e quem prefira assistir diferentes videoaulas sobre o tema; alguns gostam de praticar com exercícios, outros preferem oralizar o conteúdo para gravá-lo na mente. O ideal é combinar todas as práticas e analisar quais rendem os melhores resultados para o seu perfil de estudante.

Leitura e compreensão dos conceitos

Ideal para as matérias mais densas, a leitura atenta dos conteúdos teóricos costuma ser a primeira etapa dos estudos. Pode ser feita com o auxílio de ferramentas, como marca-textos ou post-its, para destacar os trechos mais importantes.

Revisão periódica do conteúdo

Estabelecer um período para revisar os assuntos estudados é fundamental para que nada passe em branco durante o período de preparação. O cronograma de estudos deve conter períodos breves para revisões rápidas de todos os assuntos, principalmente os mais complicados para o estudante. Ela pode ser feita de diferentes formas: com resumos, releituras ou oralização, por exemplo.

Pratique com exercícios

A realização de exercícios semelhantes aos cobrados no concurso público é uma das formas mais eficazes de estudar. Para isso, você pode procurar por listas de exercícios em sites especializados em concursos públicos ou mesmo refazer as provas anteriores dos concursos Sefaz do seu estado.

Busque orientação de especialistas

Por último, procurar por especialistas na área é uma das formas de confirmar se você está estudando da forma correta. Atualmente, é possível encontrar cursos preparatórios para os processos seletivos Sefaz de todos os estados, tanto presenciais como online, com apostilas preparatórias e exercícios selecionados previamente.