Será que advogado pode cobrar consulta por WhatsApp? O setor utiliza muito o aplicativo como uma forma mais fácil e rápida de comunicação com os clientes. Mas diante disso, surgem alguns questionamentos. O principal deles é se é possível cobrar por esse serviço feito a partir do app.
Antes de mais nada de entrar na discussão se o advogado pode cobrar consulta por WhatsApp, é preciso destacar que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) orienta quanto o uso de meios digitais. Assim, a OAB estabelece regras e você deve segui-las quando for usar o WhatsApp para se comunicar com clientes.
A principal regra diz respeito ao marketing advocatício. É permitido apenas o marketing de conteúdo, com o compartilhamento de conteúdos relevantes para o usuário. Outros tipos de marketing são proibidos.
Outro ponto importante é em relação aos contatos que podem receber conteúdos pelo aplicativo. A OAB estipula que apenas colegas, colaboradores e clientes previamente avisados podem receber mensagens do advogado pelo WhatsApp.
Essas são algumas informações básicas sobre o assunto e elas servem para introduzirmos o questionamento principal deste artigo. Dessa forma, o advogado pode realizar consultas de forma online. Mas será que o advogado pode cobrar consulta por WhatsApp? Veja a resposta a seguir.
Advogado pode cobrar consulta por WhatsApp?
As consultas pelo WhatsApp são permitidas e precisam ser cobradas. A OAB veda consultas gratuitas por meio desse tipo de aplicativo. Assim, ao acertar os detalhes do contrato com o cliente, é preciso deixar esse ponto bem claro.
É possível dar consultoria por mensagem de texto, áudio ou até chamadas de vídeo. E tudo isso entra nos honorários do profissional. O ponto negativo da questão é que essas consultas online podem ser mais difíceis de serem comprovadas caso necessário.
Por isso a importância de deixar tudo claro no momento de formular o contrato de trabalho. O cliente precisa estar ciente que consultas pelo WhatsApp serão cobradas e que isso é uma orientação da OAB.
Orientações quanto ao uso do WhatsApp
Usar o WhatsApp para prestar atendimento ao cliente é uma situação corriqueira nos dias de hoje. Mas, na advocacia, é preciso tomar alguns cuidados, veja:
- Há limitações na propaganda, sendo permitido apenas a divulgação de conteúdos que interessam ao cliente (marketing de conteúdo);
- Não é aconselhável direcionar o cliente para o WhatsApp na hora de agendar uma consulta;
- Qualquer tipo de conteúdo enviado precisa ser previamente autorizado pelo cliente;
- É possível usar as listas de transmissão, mas as orientações anteriores continuam valendo nesse caso;
- O ideal é usar o WhatsApp para a troca de informações urgentes. Caso contrário, o encontro presencial é mais indicado;
- Faça uma cláusula no contrato sobre as consultas online, pois isso evita dores de cabeça no futuro;
- Sempre tenha como comprovar as consultas realizadas pelo WhatsApp;
- Deixe claro para o cliente que esse serviço online será cobrado.
Considerações finais
Como você viu, o advogado pode cobrar consulta por WhatsApp e essa é uma orientação da própria OAB, que veda consultas gratuitas. Mesmo assim, há uma série de regras quanto o uso do app nesse ramo. Essas regras favorecem a transparência e a ética no trabalho do advogado.
Por fim, se você usa o WhatsApp para consultas desse tipo, mantenha um atendimento padronizado e siga todas as normas da OAB.
O profissional da advocacia, em regra, estuda em média 8 anos, 5 anos de faculdade e pelo menos mais três de especializações, além disso, o estudo não para por aí, deve prevalecer durante toda carreira, então, o advogado pode e DEVE se valorizar e cobrar consulta por WhatsApp ou por qualquer outro meio que consuma o seu tempo.