CNPJ negativado

CNPJ negativado: entenda os problemas para a sua empresa

Uma CNPJ negativado pode sofrer com várias consequências. Saiba mais sobre quais os problemas enfrentados e como limpar seu nome do banco de devedores.

O endividamento de empresas é algo mais comum do que se pensa, muitas causas podem levar a isso, dentre elas a falta de planejamento financeiro.

Porém, um erro comum das empresas devedoras é manter seu CNPJ negativado, pela dificuldade de pagar as dívidas pendentes.

O problema é que deixar sua empresa negativada no mercado pode trazer sérias consequências, como a falta de credibilidade.

Saiba mais.

Quais são as consequências de ter CNPJ negativado?

Como mencionado anteriormente, uma empresa não deve permitir que chegue ao ponto de ter seu CNPJ negativado, mas caso aconteça é preciso consertar.

Veja quais são as principais consequências de não buscar alternativas para a limpeza do nome do seu negócio.

1- Inclusão no banco de dados de inadimplentes

A primeira consequência que vamos falar aqui é sobre a inclusão do nome da empresa no banco de dados de inadimplentes.

Quando há dívidas a serem pagas o banco de devedores envia um aviso ao devedor com um prazo máximo para realizar o pagamento do valor em questão.

Caso a empresa não consiga fazer o pagamento dentro do tempo estipulado, será então adicionado no cadastro de inadimplentes, o que afeta totalmente a credibilidade do negócio perante o mercado.

Vale ressaltar, que todos os sócios da empresa sofrem com as consequências de estar na lista do banco de dados de inadimplentes.

2- Juros de atrasos

Se você está sempre atrasando os pagamentos, cuidado, isso pode virar uma bola de neve. Isso porque, os juros vão acumulando e o valor da dívida vai aumentando.

Além dos juros, existem as cobranças de multas, logo o que era pra ser um pagamento de um valor menor, acaba ficando bem mais caro para o pagador.

3- Créditos limitados

Outro problema causado pelo CNPJ negativado é a limitação de créditos. Quando uma empresa está inserida no banco de inadimplentes fica bem mais difícil conseguir fazer compras parceladas, empréstimos, negociações com fornecedores, entre outros.

Antes de fechar uma negociação, as empresas fazem uma consulta ao CNPJ e se houver dívidas pendentes, é muito provável que o negócio não seja aprovado, prejudicando os rumos da sua empresa.

Como ter o controle das dívidas e não ser negativado?

Para que uma empresa seja bem sucedida em todos os aspectos, ela precisa de um bom capital de giro. Ou seja, seu fluxo de caixa precisa ser alto e o que entra precisa dar conta de cobrir o que sai.

Existem várias formas de aumentar o capital de giro, como por exemplo:

Além disso, é claro que é preciso bons profissionais trabalhando no planejamento e controle financeiro, para que tudo seja alinhado e a empresa não precise passar por situações constrangedoras por inadimplência.

CNPJ negativado, o que fazer?

É possível tirar seu nome do SERASA ou do SPC, para que a empresa volte a ter crédito no mercado e tenha seu CNPJ limpo é preciso de um auxílio jurídico.

Os advogados envolvidos, devem fazer uma análise do tamanho da dívida e a situação de negatividade. Em alguns casos, é possível entrar com uma ação judicial contra a negativação, solicitando a exclusão.

Caso não seja possível, é preciso fazer uma renegociação dos valores pendentes e então o pagamento dentro do prazo estabelecido, para que o nome seja removido do banco de devedores.

Os profissionais de advocacia podem ainda trabalhar para que o nome não entre na lista do SERASA ou SPC, além de combater a negativação de crédito.

Para que assim, a empresa volte a ter credibilidade no mercado.