A prosperidade de uma empresa está diretamente relacionada à qualificação dos profissionais envolvidos no seu desenvolvimento e isso significa deixar que cada especialista atue dentro de sua esfera.
O empresário tem conhecimento para alavancar seus negócios, mas não possui formação em Direito para analisar todas as questões judiciais que permeiam suas ações.
Portanto, é fundamental contar com assessoria jurídica de forma preventiva para evitar prejuízos ou problemas desnecessários, ficando livre para centrar-se no progresso da empresa, ramo dominado pelo gestor.
Dessa maneira, o advogado é procurando antes da instalação de um problema, contrário como ocorre tradicionalmente, em que o especialista é chamado para solucionar um impasse legal.
Assessoria jurídica
Atuar de maneira preventiva significa ter o acompanhamento de profissionais para auxiliar na tomada de decisões de modo a proteger os negócios de futuras ações judiciais.
Assim, em uma assistência duradoura, ou seja, sem se fixar a um único problema, o cliente recebe amparo legal de modo a ter seus direitos resguardados.
Desta forma a assessoria irá ajudar em todos os detalhes, deste o controle financeiro empresarial até as partes mais tecnológicas de seu escritório, sempre visando um trabalho de qualidade.
Quem pode receber essas orientações? Tanto pessoa física quanto jurídica pode contar com a ajuda especializada em seu cotidiano, visto que, esse tipo de serviço abrange várias áreas do Direito, como: empresarial, civil, trabalhista, contratual e outros.
Serviços disponíveis
Embora seu objetivo seja antever problemas, propondo medidas preventivas, o cliente pode procurar pela assessoria jurídica em busca de uma ação contenciosa para solucionar um litígio.
Nessas situações, o advogado entra no caso para representar o contratante nos tribunais ou órgãos públicos.
Uma organização lida com diversas pessoas e outras instituições, dando margem para uma gama de processos, caso não concorde com a jurisdição.
No entanto, não basta a boa vontade de querer atuar de maneira idônea sem conhecer os detalhes da lei. Por isso, torna-se imprescindível para uma empresa contar com a ajuda profissional para consolidar suas relações no mercado.
Felizmente, crescem os casos em que a assessoria jurídica tem sido requisitada para antecipar ameaças e evitar divergências judiciais, dado que, consegue agir em diversas frentes de atuação, como:
- Interpretação de leis: o advogado explicita a aplicabilidade das leis;
- Criação de contratos: elaboração de um documento que isenta o cliente de ações futuras;
- Atuação estratégica: indicação de medidas que considerem a atualização da legislação;
- Prevenção de riscos: pessoa física ou empresa recebe orientações para agirem conforme a legislação.
Um empresário maduro sabe que investir em assessoramento contribui para o crescimento de suas atividades, já que as despesas mensais com o suporte são consideravelmente menores do que o ônus de uma ação judicial.
Por que uma empresa deve contar com a ajuda jurídica?
A assessoria jurídica conta com advogados especializados em assuntos trabalhistas, contratuais, tributários e comerciais, servindo de apoio por assistência preventiva e consultiva para que o empresário esclareça suas dúvidas.
Esses profissionais fazem o acompanhamento de ações judiciais, admissão e demissão de funcionários, análise de documentos, observação do ambiente de trabalho para verificação se estão em conformidade com a lei.
Trata-se de uma ferramenta essencial para o crescimento da organização, pois as partes seguem rumos com os mesmos propósitos: sucesso do empreendedorismo.